Parentes e amigos acompanham velório do ex-presidente do STF Maurício Corrêa

18/02/2012 - 11h02

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O corpo do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Maurício Corrêa está sendo velado no Salão Branco do Supremo. A mulher dele, Alda Maria Gontijo Corrêa, as três filhas e os oito netos acompanham a cerimônia. O enterro está programado para as 17 horas no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A presidenta Dilma Rousseff enviou uma coroa de flores em homenagem à memória de Corrêa.

O presidente do Supremo Cezar Peluso deve chegar a qualquer momento para se despedir do ministro aposentado do Supremo. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) estão no velório. A cerimônia é aberta à visitação até as 16 horas, quando o corpo segue para o cemitério. “Ele foi um magistrado brilhante que cumpriu um papel importante. Viveu e participou da vida política em momentos difíceis do país”, destacou Adams.

Maurício Corrêa morreu no fim da tarde de ontem (17), em Brasília, aos 77 anos de idade, de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado há uma semana e colocou um marcapasso na segunda-feira (6).

Corrêa era mineiro de São João do Manhuaçu, e começou sua carreira como advogado e procurador. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Brasília, de 1979 a 1986, ano em que se elegeu senador pelo Distrito Federal. Corrêa participou ativamente da Assembleia Constituinte e das apurações de corrupção no governo Fernando Collor.

Quando exercia o mandato de senador, Corrêa foi escolhido para ministro da Justiça no governo Itamar Franco, cargo que ocupou entre 1992 e 1994. No mesmo ano, foi nomeado ministro do STF, respondendo pela presidência da Corte entre 2003 e 2004. Deixou o cargo antes de terminar o mandato quando completou 70 anos, e foi aposentado compulsoriamente.

Edição: Talita Cavalcante