Rio abre o carnaval com entrega da chave da cidade ao Rei Momo

17/02/2012 - 16h50

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O carnaval do Rio de Janeiro foi aberto oficialmente hoje (17), com a entrega da chave da cidade, pelo prefeito Eduardo Paes, ao Rei Momo deste ano, Milton Rodrigues da Silva Júnior, de 32 anos. O ato simbólico, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul, marcou a abertura da folia na capital fluminense. A festa foi animada pela bateria da Escola de Samba Beija-Flor, de Nilópolis. "Nesses quatro dias, a cidade fica aos cuidados do Rei Momo, assim posso curtir o meu carnaval também", disse o prefeito em tom de descontração.

Paes está comemorando a revitalização do carnaval no Rio de Janeiro. "Os equipamentos da cidade, como o Sambódromo e o Terreirão do Samba, estão renovados; os blocos de rua estão dando show; os bailes estão voltando. A cidade está em um momento muito legal. É o carnaval do renascimento do Rio, da renovação”.

Ele confirmou que vai declarar os clóvis, também conhecidos como bate-bolas, patrimônio cultural carioca. “É uma manifestação típica do subúrbio e carnaval não é só samba, é também manifestação cultural”. Os clóvis são mascarados que saem pelas ruas dos bairros do subúrbio do Rio e que, nos carnavais de antigamente, assustavam as crianças com uma bexiga amarrada por um barbante.

O secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, destacou que o elevado número de turistas que vão aproveitar o feriado na cidade, estimado em 850 mil, confirma que “o Rio está em alta”.

“A cidade está cheia de turistas e precisamos manter as ruas limpas e exercitar o esporte favorito dessa cidade, que é a cordialidade e a simpatia, que só o povo carioca tem”, disse o secretário.

Edição: Vinicius Doria