Mais de 100 instituições de 16 países europeus podem ter notas de risco rebaixadas pela Moody's

16/02/2012 - 14h42

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A agência de classificação de risco de crédito (rating) Moody’s listou mais de 100 instituições financeiras europeias que estão sendo submetidas à revisão das notas atuais. Uma revisão que pode levar a agência a rebaixar as notas de risco dessas instituições, afetadas principalmente pela crise das dívidas soberanas dos países europeus.

Na relação das empresas que podem ser rebaixadas estão os maiores bancos da França e Alemanha, incluindo BNP Paribas e Deutsche Bank. No total, instituições financeiras de 16 países podem ser rebaixadas.

O movimento segue o alerta emitido pela Moody's sobre problemas econômicos no Reino Unido e na França há dois dias. A agência de classificação de risco informou que reduziu a perspectiva de risco das duas economias para "negativo" devido a temores de que os governos inglês e francês não conseguirão lidar com as consequências da crise da dívida europeia.

Antes, a Moody's já havia rebaixado a nota de seis países europeus: Itália, Portugal, Espanha, Eslováquia, Eslovênia e Malta. No mês passado, outra agência de classificação de risco, a Standard & Poor's, rebaixou a nota de nove países, entre eles, a França. Esse processo de revisão para baixo das notas de risco pode provocar aumento nos custos dos empréstimos para governos e bancos.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Vinicius Doria