Está na hora de a China e os EUA lançarem nova relação, diz vice-presidente chinês

16/02/2012 - 7h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O vice-presidente da China, Xi Jinping, disse hoje (16) que o momento é positivo para um novo ponto de partida histórico nas relações entre os Estados Unidos e a China. Xi que está na lista dos prováveis sucessores do atual presidente chinês, Hu Jintao, disse que a China dá boas-vindas ao papel construtivo dos Estados Unidos na área da Ásia-Pacífico.

Xi disse, no entanto, que os norte-americanos devem respeitar os interesses da China na região. Xi disse ainda que os Estados Unidos devem se opor ativamente à independência de Taiwan, considerada pelo regime comunista de Pequim uma província rebelde.

No comércio com o Brasil, a China superou os Estados Unidos na parceria comercial. Em 2006, o comércio bilateral alcançava US$ 16 bilhões. Já em 2011 atingiu US$ 77,1 bilhões. No começo desta semana, o vice-primeiro-ministro da China, Wang Qishan, esteve no Brasil para participar da segunda reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) – grupo responsável por discutir as relações com a China.

*Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante