Consumo de energia em 2012 deve crescer na mesma proporção que o PIB

15/02/2012 - 17h14

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O consumo de energia elétrica no país deve crescer 4,5% em 2012 em relação ao ano passado. É o mesmo percentual previsto pelo governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, em 2011 foram consumidos 422.902 gigawatts-hora e a previsão para este ano é de consumo de 442.012 gigawatts-hora.

Para as residências, o aumento do consumo foi estimado em 4,4%. Para o setor industrial, o crescimento deve ficar em 4,7%, enquanto o comércio deve consumir 5,1% a mais este ano. O crescimento do consumo em 2011 relativo a 2010 foi 3,6%. Tolmasquim participou hoje (15) da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo Tolmasquim, o aumento do consumo este ano será puxado pela retomada do crescimento da produção industrial e pelo contínuo aumento da renda da população, que acaba comprando mais equipamentos elétricos e eletrônicos. Ele garante que os sistemas de geração e transmissão de energia estão preparados para suportar esse crescimento, pois estão operando abaixo da capacidade. “Estamos com sobra de energia e torcendo para que tenha crescimento [de consumo], para poder absorver essa energia excedente”.

Edição: Vinicius Doria