Juros do empréstimo pessoal e do cheque especial não caem em São Paulo

14/02/2012 - 16h53

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As taxas de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial de oito bancos pesquisados pela Fundação Procon-SP se mantiveram praticamente estáveis em relação às de janeiro. Segundo levantamento feito no dia 2 deste mês, cujos resultados foram divulgados hoje (14), a taxa média do empréstimo pessoal recuou 0,01 ponto percentual, de 5,88% ao mês (a.m.) para 5,87%. O mesmo ocorreu com os juros do cheque especial, cuja taxa média média baixou de 9,54% a.m. para 9,53%.

Os bancos pesquisados pelo Procon-SP foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

De acordo com a assessora técnica da Procon-SP Cristina Rafael Martinussi, a estabilidade das taxas médias de juros demonstra que o mercado financeiro segue cauteloso em relação aos rumos da economia, mas o consumidor continua sofrendo os reflexos dos gastos do fim do ano e das despesas típicas de janeiro. “Apesar da queda da taxa básica Selic em 0,5%, os juros continuam altos para o tomador de crédito e, sendo assim, é aconselhável prudência antes de contratar um empréstimo”.

Edição: Vinicius Doria