Graça Foster assume a presidência da Petrobras prometendo continuidade

13/02/2012 - 18h54

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Maria das Graças Foster foi empossada hoje (13) na presidência da Petrobras, prometendo uma administração de continuidade pautada pelo diálogo e “sem descuidar um só instante” das questões de segurança operacional e ambiental. Ela também ressaltou o fato de ser a primeira mulher indicada para comandar uma das maiores empresas de petróleo do mundo. “É uma grande responsabilidade”, disse.

No campo externo, Graça Foster declarou que a intenção é fortalecer as relações com os parceiros da América Latina e da África, sem, contudo, descuidar das relações multissetoriais que a empresa tem com 27 países. A nova presidenta da Petrobras prometeu dar atenção ao conteúdo brasileiro nas contratações para toda a companhia e lembrou que a estatal tem investimentos no montante de US$ 224,7 bilhões e uma estimativa de produção de 6 milhões de barris diários até 2020. “Então, temos a escala necessária para ver prosperar a indústria de bens e serviços no Brasil”.

Ela anunciou os nomes dos funcionários de carreira da Petrobras José Formigli e José Alcides Santoro Martins, para as diretorias de Exploração e Produção e Gás e Energia, vagas, respectivamente, com a aposentadoria de Guilherme Estrella e com a sua indicação para a presidência. Os demais diretores foram mantidos: Almir Barbassa, Diretoria Financeira; Renato Duque, Engenharia; Jorge Luiz Zelada, Área Internacional; e Paulo Roberto Costa, Abastecimento.

Graça Foster chorou ao falar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao agradecer à presidenta Dilma Rousseff a indicação para o cargo, a quem manifestou “gratidão e fidelidade incondicional”.

O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, despediu-se do cargo que exerceu de 2005 a 2012, elogiando sua sucessora. Ele definiu Graça Foster como “uma pessoa de extrema capacidade, lealdade e companheirismo. É uma craque. Pena que é Botafogo”, disse, fazendo alusão ao time do coração da nova presidenta da estatal.

Gabrielli declarou sair da empresa com a sensação do dever cumprido. “Foi duro, mas venci”, disse, elencando entre outras vitórias alcançadas em sua gestão a autossuficiência na produção de petróleo, a expansão dos investimentos em petroquímica e refino, a política de conteúdo nacional, a elevação dos patrocínios culturais e sociais, a descoberta de petróleo no pré-sal, e a capitalização da empresa, “a maior da história mundial”.

A cerimônia de posse de Graça Foster contou com as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, de oito ministros de Estado e oito governadores, entre outras autoridades. Ela é engenheira química e funcionária de carreira da Petrobras, onde ingressou como estagiária há mais de 30 anos.

 

Edição: Aécio Amado