Remoção de combustível de navio naufragado na Itália começa um dia antes do previsto

12/02/2012 - 17h57

Da Agência Lusa

Brasília - O bombeamento de combustível dos destroços do navio italiano Costa Concordia começou hoje (12), no litoral da Ilha de Giglio, na região da Toscana, na Itália, um dia antes da data prevista. Em um mar calmo, a remoção do combustível começou nos sete primeiros reservatórios dos 15 existentes no barco.

O naufrágio do Costa Concordia, em 13 de janeiro, deixou 32 mortos, 15 dos quais não foram encontrados, em um total de 4.229 passageiros e membros da tripulação.

A Defesa Civil italiana tinha prometido começar a operação na segunda-feira (13), um mês após a catástrofe. O ajuste dos tubos e válvulas, uma tarefa delicada, tinha sido adiado várias vezes devido às condições do mar.

A ligação dos reservatórios a uma ponte flutuante foi concluída quinta-feira (9) e hoje foram feitos os últimos preparativos para que se inicie a operação com segurança.

Os peritos da empresa holandesa Smit, em parceria com a italiana Neri, estão encarregados de retirar cerca de 2,4 mil toneladas de combustível que permanecem na embarcação e ameaçam o frágil ecossistema de Giglio.

De acordo com o plano de trabalho da Smit e da Neri e supondo que as condições meteorológicas continuam estáveis, as operações vão durar 28 dias ininterruptos para esvaziar os 15 reservatórios.

A remoção do combustível vai ocorrer 24 horas por dia desde que as condições meteorológicas o permitam, reiterou a proteção civil italiana. O esvaziamento dos reservatórios deve anteceder qualquer operação de recuperação do navio, que encalhou a dezenas de metros da costa e do Porto de Giglio, onde atracam as embarcações.

Na melhor das hipóteses, a retirada do navio levará entre sete e dez meses. A carcaça não deverá ser removida do litoral de Giglio antes do fim do verão de 2012 na Europa, que ocorre em setembro.