Gregos entram em confronto com a polícia enquanto Parlamento vota cortes

12/02/2012 - 14h31

Da BBC Brasil

Brasília – A capital grega - Atenas - vive hoje (12) mais um dia de duros confrontos entre manifestantes e policiais, enquanto o Parlamento vota medidas de austeridade exigidas do país em troca de mais um pacote de resgate financeiro. Diante do Parlamento, cidadãos atiravam pedras e bombas caseiras contra os policiais, que respondiam com bombas de gás lacrimogêneo.

Os protestos ocorrem em meio a uma greve geral. Grande parte da população rejeita as medidas de austeridade em discussão, temendo que elas aprofundem a recessão e o desemprego que atingem o país.

O novo pacote de austeridade prevê um corte de 22% no salário mínimo, uma redução de 15% nas pensões complementares e a demissão de 15 mil funcionários públicos, para cumprir uma meta de 150 mil postos de trabalho a menos na função pública até 2015.

A dívida grega é, aproximadamente, 350 bilhões de euros, cerca de 160% do Produto Interno Bruto (PIB), com os credores públicos do país – a União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE). A exigência é que esse nível diminua para 120% do PIB até 2020.