Bloco tradicional do pré-carnaval de rua reuniu milhares de foliões no centro do Rio

12/02/2012 - 15h34

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Entre os mais de 100 blocos de carnaval que desfilaram pelas ruas do Rio neste fim de semana, um dos mais procurados pelos foliões foi o Escravos da Mauá. Criado há 19 anos por um grupo de funcionários do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o bloco carregou uma multidão pelo centro da cidade.

Nem o calor, nem a greve da polícia e dos bombeiros, nem as obras na região portuária da capital fluminense atrapalharam a festa. O trajeto tradicional do bloco foi alterado este ano em função das obras do projeto Porto Maravilha, no Largo São Francisco, na Prainha, onde sempre ocorre a concentração. Mas os foliões, que se consideram “de carteirinha”,  acompanharam as mudanças e seguiram no clima do pré-carnaval.

“Há quatro anos a gente vem e se diverte sempre. É um dos carnavais mais tradicionais do Rio. A greve [da polícia e dos bombeiros] não está interferindo em nada. A gente está sentindo que a Polícia Militar está aqui, protegendo a população, então está muito tranquilo”, disse Fernanda Martins da Silva, turismóloga.

Jane Caciero operou a coluna há pouco tempo. Isso não foi suficiente para segurar a foliã em casa “Sempre. Já fui a todos os blocos. Nasci no dia de carnaval, 21. Mesmo operada da coluna, vim sozinha e encontrei minhas primas aqui”.

Mais uma vez, a população mostrou que não tem limite de idade ou criatividade no pré-carnaval da capital. As ruas do centro da cidade foram tomadas pelo colorido das fantasias de grupos, como as das misses, ou isoladas, como a do folião vestido de bombeiro, apoiando o movimento da categoria.

Os blocos, que neste ano foram redistribuídos para reduzir os impactos na cidade, como engarrafamentos, continuaram atraindo também moradores de municípios vizinhos. Com apenas 13 anos, João Vitor Carvalho dos Santos, estampava um sorriso. “É só o Rio de Janeiro no carnaval. Vim de Quintino para cá porque não tem carnaval melhor que o do Rio. Nem o calor desanima. Tem um caminhão-pipa dando força para a gente se refrescar um pouco”.

A Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) calcula que mais de 570 mil pessoas participaram da festa dos blocos de rua no fim de semana. Em alguns blocos, pessoas vestidas com o balão característico da Operação Lei Seca distribuíram leques de papel e adesivos com a marca do projeto para alertar sobre os riscos de dirigir sob o efeito de álcool.

Edição: Graça Adjuto