Segurança do carnaval no Rio será mantida mesmo se houver greve, diz comandante dos bombeiros

09/02/2012 - 17h18

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário estadual da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, disse hoje (9) que os desfiles de carnaval no Rio, como os que ocorrem no Sambódromo, estão garantidos, no que depender da segurança dos bombeiros.

“O carnaval está 100% garantido. Vamos atuar com efetivo próprio”, declarou Simões, que colocou todo o pessoal administrativo de prontidão. Segundo ele, efetivos de oficiais e praças têm condições de atuar nos locais de festa, em um grupo de aproximadamente 700 homens.

O comandante ressaltou que já foi definido um plano de emergência com as Forças Armadas. Segundo Simões, só o Exército poderá disponibilizar 14 mil soldados, para a área de segurança, somados a cerca de 300 militares da Força Nacional de Segurança, que atuariam como bombeiros.

Ele criticou as reivindicações atuais por maiores salários, dizendo que o governo do estado tem um plano de médio prazo para aumentar os valores. “Temos um norte de recomposição salarial. Não é razoável que se estipule um valor de R$ 3,5 mil e se ache que o governo estadual tem saúde financeira para isso”, disse. “O que nos agride é que não se pode negociar nada se a condição imposta é a greve”, completou.

Simões classificou de “covardia” a possibilidade de se decretar uma greve às vésperas do carnaval e que lamentará muito se for comprovado interesses políticos por trás do movimento.

 

Edição: Aécio Amado