Rio: Programa de Inclusão Social do Banco da Providência recebe inscrições até 6 de março

08/02/2012 - 14h26

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Famílias que vivem em situação de pobreza extrema - com renda menor que R$ 70 por pessoa – em uma das dez comunidades cariocas atendidas por agências do Banco da Providência têm até o dia 6 de março para se inscrever na edição deste ano do Programa de Inclusão Social da instituição. Ao todo, estão sendo oferecidas 300 vagas para ações que vão desde a capacitação até a inserção no mercado de trabalho.

A gerente social do banco, Terezinha Nascimento, explicou que o programa é dividido em três etapas. Na primeira, os alunos participam de um curso de formação para o mundo do trabalho, em que aprendem a identificar vocações e talentos. Nesta fase, eles também são orientados sobre como agir em entrevistas de emprego. Na etapa seguinte, os participantes recebem capacitação na área escolhida, como construção civil, venda, jardinagem, informática, entre outras. Por último, os alunos são encaminhados para a Agência de Empregos do banco e participam de seleção para vagas em empresas parceiras da instituição.

Para aquelas pessoas que optarem por gerar renda por conta própria, o banco oferece apoio da Agência de Empreendimentos Populares.

Terezinha Nascimento destacou que, além de ajudar a reduzir a pobreza, envolvendo todos os membros da família, a metodologia da organização gera oportunidades de transformação profissional.

“A gente colabora, orienta, estimula, faz uma capacitação específica e ajuda a inserir no mercado de trabalho. Com isso, as pessoas estão conseguindo atingir um trabalho descente e uma vida mais digna”, disse.

Ela acrescentou que a exigência de que os participantes morem em uma das comunidades onde há agências do banco é fundamental para garantir o acompanhamento dos resultados.

"As nossas equipes precisam verificar o que mudou para as famílias participantes após o programa. Queremos saber se houve aumento na renda e melhorias na qualidade de vida", ressaltou.

O Programa de Inclusão Social do Banco da Providência foi criado em 2006. Somente na edição do ano passado foram atendidas 980 famílias, totalizando cerca de 5 mil pessoas. Quase a metade delas (45%) conseguiu uma colocação no mercado de trabalho. Além disso, houve um aumento médio de 92% no rendimento dessas famílias.

Marielene dos Santos, de 58 anos, participou do programa em 2011. Após dez anos desempregada, ela decidiu abrir uma pequena confecção. Em dois meses e com o negócio legalizado, já conquistou 18 clientes e pensa em contratar um funcionário para dar conta das encomendas.

“Eu já trabalhei em uma confecção, então tinha certa experiência, mas não sabia como cobrar pelas peças e tocar um negócio. Com a capacitação em gestão, eu aprendi a aplicar o valor justo e a fazer as coisas andarem. Está dando certo, porque em pouco tempo já estou vendo resultados”, contou.

O Banco da Providência é uma organização social que desenvolve projetos de geração de renda na cidade do Rio de Janeiro. Sua principal fonte de recursos são os eventos promovidos anualmente, como o Arraial da Providência e a Feira da Providência. Também recebe verba por meio de parceria com empresas e de convênios com o setor público.

As agências estão localizadas em bairros como Bangu e Cidade de Deus, na zona oeste, e Vila do João, Catumbi e Irajá, na zona norte. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (21) 3257-2769.

Edição: Juliana Andrade