PT negocia acordo com a bancada para eleger Jilmar Tatto líder do partido na Câmara

07/02/2012 - 14h21

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Dono da maior bancada na Câmara, com 85 deputados federais, o PT deve eleger hoje (7), por consenso, o deputado Jilmar Tatto (SP) o novo líder no lugar de Paulo Teixeira (SP). Para evitar divisões e a disputa no voto, os líderes petistas articularam um acordo que prevê que, no ano que vem, a liderança será passada ao cearense José Guimarães.

Ao anunciar o acordo, tanto Tatto como Guimarães, que disputavam a indicação, ressaltaram que uma eventual disputa no voto pela liderança seria negativa para o partido. “Construímos um amplo entendimento, que foi presidido pelo alto grau de unidade da bancada. O que ressalta e sinaliza para o país que essa bancada tem peso forte aqui dentro e não há divisão”, disse Guimarães.

Jilmar Tatto elogiou a atitude de José Guimarães, que concordou em assumir a liderança apenas em 2013. “Foi um gesto bastante nobre”, disse. Segundo Tatto, a bancada do partido continuará votando em massa com as demandas do governo. Entre as prioridades do partido para este ano estão a reforma política, a discussão sobre os royalties do pré-sal, a aprovação do Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais e a conclusão da votação do novo Código Florestal.

Sobre a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que o iguala os salários dos policiais militares de todo o país com o que é pago aos do Distrito Federal,  conhecida como PEC 300, Tatto disse que o tema não está entre as prioridades do partido. “Eventualmente, poderá entrar na pauta de discussões. Vai depender do presidente da Casa”.

Edição: Vinicius Doria