ONG cobra "política estruturante" para melhoria no acesso à educação no Brasil

07/02/2012 - 15h49

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil


São Paulo - Apesar de o Brasil ter obtido melhores resultados no acesso à educação, com a inclusão de mais 9,2% de crianças e jovens com idade entre 4 a 17 anos nos cursos do ensino fundamental e médio na década de 2000 a 2010, ainda é grande a parcela dos excluídos: 3,8 milhões de pessoas nessa faixa etária.

“São aqueles que estão no campo, em favelas, em bairros muito pobres ou evadidos”, afirmou hoje (7) Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos Pela Educação, durante o anúncio do resultado do quarto relatório de monitoramento das cinco metas propostas pela organização não governamental para serem cumpridas até 2022.

Ela alertou para o risco de as cinco metas não serem atingidas. A primeira delas é chegar a 98% dos alunos matriculados, em 2022. “A gente tem um risco muito grande de essas metas não serem atingidas caso não haja uma política estruturante [para o setor] muito forte em nível nacional e, principalmente, nos estados e municípios, que são os  responsáveis pela educação básica”, advertiu Priscila.

Na avaliação dela,  no tocante à segunda meta – obter índice pleno de alfabetização das crianças com até 8 anos – o resultado “está aquém do esperado”. No ano passado, apenas metade das crianças tinha conseguido o aprendizado mínimo em língua portuguesa e 40%, em matemática. Priscila afirmou que a deficiência acaba desaguando no ensino médio, onde apenas metade dos alunos que entram consegue concluir a etapa. Desse total, só 11% atingem o nível adequado de conhecimentos em matemática.

Para reduzir o atraso na aprendizagem dos alunos, é necessário “melhorar a qualidade do ensino e ter políticas de recuperação”, defende Tufi Machado Soares, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para ele, fazer o aluno repetir um ano escolar deve ser uma prática adotada em último caso. Ele defende ainda a padronização dos critérios de reprovação na rede.

 

 

Edição: Lílian Beraldo