Bombeiros trabalham com possibilidade de enfermeira estar com vida debaixo de escombros em São Bernardo

07/02/2012 - 15h51

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Corpo de Bombeiros de São Bernardo do Campo trabalha com a possibilidade de encontrar com vida a enfermeira Patrícia Alves, de 26 anos, desparecida desde ontem (6) depois do desabamento parcial de um prédio do centro da cidade. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Marcos Palumbo, a prioridade é encontrar Patrícia, que pode estar viva sob os escombros dos 14 andares que desabaram, no centro do edifício, na noite de ontem (6).

Participam da operação de resgate e retirada dos escombros 60 bombeiros, sendo 40 só no resgate. Dois cães farejadores ajudam na busca pela vítima. De acordo com Palumbo, os homens trabalham com máquinas de pequeno porte cedidas pela prefeitura de São Bernardo, que permitem desenvolver a operação com a cautela exigida diante da possibilidade da enfermeira ter sobrevivido ao desmoronamento.

“No momento, o que temos que fazer é buscar essa pessoa de forma técnica. Há oficiais que já fizeram cursos de estruturas colapsadas fora do país, especialistas que podem fazer essa retirada com cautela”, explicou. Com isso, o Corpo de Bombeiros não apressará o trabalho, que tem que ser feito como todo o cuidado para que o entulho não atinja um elemento estrutural do prédio, tal como uma viga ou um pilar de sustentação.

O tenente não soube precisar quanto tempo vai durar o trabalho porque, em função do ar que fica no meio dos escombros, o entulho dobra de volume. Somente no período da manhã de hoje, foram retirados 40 caminhões de entulho.

Há um oco no centro do prédio onde as lajes quebraram desde o 14º andar, incluindo as três sobrelojas e o subsolo. A estrutura externa permanece de pé. Com isso, a previsão é haver muito entulho a retirar ainda, já que os escombros estão acumulados desde o nível do subsolo até o térreo. “É difícil calcular quantos caminhões devem ser retirados. Mas certamente ainda terá muito entulho retirado daqui”, disse Palumbo.

Ontem, às 23h, foram localizadas seis vítimas que foram encaminhadas aos hospitais da região com ferimentos. Um criança de 3 anos que estava no térreo morreu.

Edição: Lana Cristina