Patriota e Catherine Ashton acreditam em avanços nas negociações para acordo comercial entre Mercosul e UE

06/02/2012 - 22h17

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e a Alta Representante para Relações Exteriores e Política de Segurança da União Europeia (UE), Catherine Ashton, disseram hoje (6) que esperam avanços significativos nas negociações para um acordo comercial entre Mercosul e UE. Patriota ressaltou que o bloco europeu é o principal parceiro comercial brasileiro, com a marca de quase US$ 99,3 bilhões em trocas comerciais no ano passado.

“Isso tudo nos leva a crer nas vantagens de um acordo de comércio Mercosul-União Europeia. Temos a expectativa, dos dois lados, de que 2012 seja um ano que nos permita avançar e, idealmente, poder concluir esse acordo bi-regional”, disse Patriota. “Deve haver progressos nos próximos meses”, comentou a representante da UE durante a entrevista coletiva concedida no Palácio Itamaraty.

Patriota e Catherine Ashton também comentaram a situação da Síria, onde, segundo Patriota, há 3 mil cidadãos sírio-brasileiros cuja situação está sendo “acompanhada de perto” pela Embaixada do Brasil em Damasco. O ministro disse que todas as iniciativas que levem à redução da violência no país devem ser consideradas e defendeu uma participação mais ativa do secretário-geral da Organização das Nações Unidas Ban Ki-moon nesse processo.

Catherine Ashton, por sua vez, considerou que a posição da UE em relação à Síria é clara. “Aplicamos essa pressão política para que o regime sírio entenda que não pode continuar a matar seu povo e que o presidente Bashar Al Assad entenda que deve sair”.

 

Edição: Aécio Amado