Edifício vizinho a prédio que desabou no Rio tem entrada liberada para retirada de pertences

05/02/2012 - 16h47

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Ocupantes de quatro escritórios que funcionam no Edifício Capital, localizado na esquina das avenidas Almirante Barroso e 13 de Maio, no centro do Rio, retiraram neste domingo (5) documentos e pertences dos imóveis, sob a supervisão de técnicos da Defesa Civil. O prédio, de 21 andares, fica do lado do Edifício Liberdade, que desabou na noite do último dia 25, provocando o desmoronamento de mais dois, de dez e de cinco andares.

Desde que ocorreu o desabamento, o Edifício Capital encontra-se interditado pela Defesa Civil, embora a sua estrutura não tenha sido comprometida com a queda dos prédios vizinhos. No entanto, como tinha uma parede lateral colada ao Edifício Liberdade, há buracos na alvenaria em alguns andares, que necessitarão de obras de reparo, segundo a síndica Tereza Diniz.

De acordo com a Defesa Civil, a liberação do prédio ocorrerá depois que for concluída a demolição das partes restantes do edifício vizinho que desabou. Esses escombros são os dos andares inferiores da parede que estava colada ao Edifício Capital.

Dezessete corpos foram resgatados entre os escombros do desabamento dos três prédios e cinco pessoas continuam desaparecidas. Na noite de sexta-feira (3), foi identificada, por meio de exame do DNA, a 16ª vítima, Bruno Charles Guitahy. Um corpo permanece sem identificação.


Edição: Juliana Andrade