Itaipu inaugura equipamento que aumenta a capacidade de transmissão de energia para o Paraguai

02/02/2012 - 20h11

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional inaugurou hoje (2) um equipamento que vai permitir um aumento de 25% na capacidade de transmissão de energia gerada pela usina para o Paraguai. É o sexto e último banco de transformadores instalados na subestação da margem direita da usina e tem a função de baixar a tensão da energia produzida por Itaipu. O novo equipamento deverá melhorar o sistema de manutenção e ocasionar menos quedas de energia.

De acordo com comunicado divulgado pela diretoria da Itaipu, a instalação do conjunto de transformadores faz parte dos esforços dos governos do Brasil e do Paraguai de dotar o país vizinho de soberania energética e maior desenvolvimento econômico. O presidente paraguaio Fernando Lugo, que participou da solenidade de inauguração, disse que o equipamento vai servir também para o país enfrentar a máxima demanda histórica de energia, prevista para os meses de fevereiro e março.

Itaipu tem potência instalada de 14 mil megawatts, sendo que metade pertence ao Brasil e metade ao Paraguai. Como o país vizinho não consome toda a energia a que tem direito, o excedente é vendido ao Brasil. Em 2011, a energia produzida por Itaipu abasteceu 73% do consumo do Paraguai e 17% do Brasil.

 

Edição: Aécio Amado