Chevron diz que operações de descarga que faz no porto são de óleos minerais básicos não inflamáveis

02/02/2012 - 22h34

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A empresa petroleira norte-americana Chevron informou na noite de hoje (2), por meio de nota, que as operações de descarga de navios que faz no Porto do Rio são de óleos minerais básicos, produtos não inflamáveis, que não têm qualquer possibilidade de criar condições explosiva nas condições atmosféricas.

Uma inspeção das galerias pluviais do porto foi feita pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para identificar as causas da explosão ocorrida na segunda-feira (30) em uma galeria de águas pluviais. A explosão causou a morte de um operário e ferimentos em dois.

Ao falar da vistoria, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que é extremamente alto o risco de explosões em galerias de águas pluviais na área do Armazém 30 do Porto do Rio.

Segundo Minc, “as empresas de petróleo Chevron, Ipiranga, Tecmar e Refinaria de Manguinhos, com tubulações de óleo próximas ao armazém, já foram notificadas e terão de fazer uma vistoria particular para identificar de onde está vindo este óleo novo, com cheiro forte, que às galerias”.

 

Edição: Aécio Amado