Irã está disposto a ajudar a esclarecer dúvidas sobre programa nuclear, diz perito da Aiea

01/02/2012 - 8h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O chefe da missão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) ao Irã, Herman Nackaerts, disse hoje (1º) que as autoridades iranianas estão dispostas a esclarecer todas as dúvidas e suspeitas sobre a possível natureza militar do programa nuclear. Um grupo de seis peritos passou uma semana no Irã para verificar o programa nuclear desenvolvido no país, mas não inspecionou as usinas nucleares.

“Estamos empenhados em resolver os assuntos pendentes e os iranianos também estão empenhados. Mas claro que ainda há muito trabalho para ser feito e, por isso, planejamos uma nova visita em breve”, disse Nackaerts ao deixar Teerã rumo a Viena, na Áustria. De acordo com autoridades iranianas, a visita ocorreu em uma atmosfera positiva e construtiva.

A visita dos inspetores estrangeiros acabou ontem. Paralelamente, a comunidade internacional aumentou as discussões sobre a possibilidade de intensificar as sanções ao Irã. Norte-americanos e europeus querem aumentar a pressão sobre o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad para suspender o programa.

Para a comunidade internacional, o programa nuclear iraniano é uma ameaça, pois há suspeitas de que esconda a produção de armas. Porém, no Irã, as autoridades negam as suspeitas e dizem que a natureza do programa é pacífica e civil.

*Com informações das agências estatal do Irã, Irna, e pública de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto