Leilão de aeroportos não será adiado, diz ministro

31/01/2012 - 12h53

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O leilão de aeroportos, marcado para o dia 6 de fevereiro, não será adiado em nenhuma hipótese, disse hoje (31) o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Apesar de cinco pedidos de impugnação do edital do leilão dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Juscelino Kubitschek (Brasília), Bittencourt garantiu que não haverá nenhuma alteração no edital, visto que os itens relevantes já foram aprovados pelo Tribunal  de Contas da União (TCU) no ano passado.

“Está tudo encaminhado, acho que será um sucesso, existem muitos grupos interessados e isso vai ser bom para o país, com novos investidores e gestores para os aeroportos, para a gente melhorar o atendimento ao passageiro”, declarou o ministro.

Wagner Bittencourt visitou de manhã o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), novo posto de Serviço da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

“O que estamos fazendo é esclarecendo dúvidas de alguns interessados. Por exemplo, as garantias dadas pelos bancos, coisas desse tipo”, informou Bittencourt. Ele disse também que os funcionários da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), responsável hoje pelos aeroportos, não vão sofrer nenhum prejuízo após a privatização.

As propostas das empresas ou consórcios interessados em participar do leilão devem ser entregues à Anac na quinta-feira (2). Até a noite, a Anac vai se pronunciar a respeito da decisão da agência sobre os cinco pedidos de impugnação ao edital, que contestam determinadas exigências para a participação no leilão.

Edição: Graça Adjuto