Hotéis do Rio já reservaram 70% dos quartos para o carnaval

30/01/2012 - 19h13

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pesquisa divulgada hoje (30) pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) revela que as reservas para o carnaval já atingem 71% dos leitos disponíveis na cidade. Em contrapartida, o preço dos pacotes de hospedagem subiu, em média, 17,6% em comparação com o carnaval de 2011.

O superintendente do SindRio, Darcílio Junqueira, disse à Agência Brasil que o reajuste dos preços dos hotéis varia de 10% a 27%. O aumento decorre não só da disponibilidade de quartos, mas também dos investimentos feitos pelo setor em modernização e ampliação. “Não só a hotelaria, mas também bares e restaurantes, todos estão se modernizando em termos de equipamentos e visual para poder receber melhor”.

A expectativa é que a ocupação alcance, até o carnaval, 98% nos hotéis da zona sul, onde estão as praias mais famosas do Rio, como Copacabana e Ipanema, dois pontos percentuais acima do registrado no ano passado, “podendo até chegar a 100%”, como aposta o superintendente.

A pesquisa mostra, ainda, que o número de reservas de turistas brasileiros supera o de estrangeiros. Hoje, 68% das reservas são de turistas nacionais e 32% de visitantes de outros países. “Está crescente o número de turistas brasileiros no Rio. Isso já vem desde o Réveillon e está no mesmo caminho para o carnaval. Acho que isso é muito importante para o crescimento do turismo interno”.

Para o verão como um todo, a expectativa de ocupação média no Rio de Janeiro chega a 83%, de acordo com o SindiRio.

Edição: Vinicius Doria