Bueiro explode no Porto do Rio e deixa um morto e dois feridos

30/01/2012 - 15h48

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A explosão em uma galeria de águas pluviais na zona portuária do Rio de Janeiro provocou a morte de um operário e deixou dois feridos, na manhã de hoje (30). Os três estavam trabalhando na soldagem de uma chapa de ferro perto do Armazém 30 do Porto do Rio, no Bairro do Caju, quando houve a explosão. A tampa do bueiro foi arremessada a cerca de 20 metros de altura. Com fraturas e queimaduras, os feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade.

De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge de Mello, havia muito óleo dentro da galeria onde ocorreu o acidente. Mello não descartou a hipótese de que um vazamento de combustível que ia para a Refinaria de Manguinhos (também no Rio) tenha atingido a rede de águas pluviais, uma vez que o produto encontrado na galeria apresentava odor muito parecido com o de óleo diesel.

“Nós tivemos durante a noite uma operação de derivados de petróleo para Manguinhos, mas a tubulação de Manguinhos não passa nessa região e a operação já terminou. Mas, de qualquer maneira, essa hipótese não está descartada. Pode, eventualmente, essa tubulação ter rompido em algum ponto e ter chegado até a galeria pluvial”, explicou.

O presidente da CDRJ informou ainda que as atividades no Terminal 30 estão suspensas para facilitar o trabalho de perícia da Polícia Civil e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Se for encontrado óleo em outras galerias do porto, o perómetro de interdição pode ser ampliado.

Edição: Vinicius Doria