União Europeia quer rever legislação envolvendo embarcações depois de acidente na Itália

20/01/2012 - 11h29

Renata Giraldi*
Repórter das Agência Brasil

Brasília - A Comissão Europeia quer que o naufrágio do navio Costa Concórdia, há uma semana na costa da Itália, leve à revisão da legislação aplicada pela União Europeia (que reúne 27 nações) sobre segurança de passageiros. A decisão foi anunciada hoje (20) pelo comissário europeu para o setor de Transportes, Siim Kallas.

Kallas disse que o episódio envolvendo o navio Concórdia – no qual 11 corpos foram localizados e há pelo menos 20 pessoas desaparecidas – sirva para evitar a ocorrência de outros casos. “O desafio é conseguir que os recursos de segurança em navios de passageiros acompanhem os mais recentes designs e tecnologias.”

De acordo com o comissário, o processo de revisão das regras deve levar pelo menos um ano. A ideia é concentrar as atenções nas questões da estabilidade, evolução do design e tecnologia, além das ações para evacuação de navios, qualificação e treinamento das tripulações.

De acordo com a empresa responsável pelo navio, que naufragou na região da Toscana, o acidente ocorreu devido à falha humana. O comandante da embarcação é o principal suspeito e é mantido em prisão domiciliar. O navio está encalhado e parcialmente submerso desde o último dia 13, perto da Ilha de Giglio. Cerca de 4,5 mil pessoas estavam na embarcação, das quais 53 eram brasileiras.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante