Facilidade na entrada de brasileiros nos EUA mostra importância do país no cenário mundial, diz ministro

20/01/2012 - 18h05

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A decisão de facilitar o ingresso de brasileiros que viajam aos Estados Unidos mostra que o Brasil está ganhando importância no cenário mundial. A declaração foi feita hoje (20), à Agência Brasil, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para ele, a medida também pode abrir caminho para que essas facilidades se estendam aos turistas norte-americanos que queiram vir ao Brasil.

“[A medida] É fruto do crescimento econômico do Brasil. Ela abre o caminho para o Ministério das Relações Exteriores, com base no princípio da reciprocidade, oferecer, aos americanos interessados em visitar o Brasil, pacote similar de facilidades.”

Ontem (19), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que o governo norte-americano pretende liberar, em alguns casos, viajantes brasileiros da entrevista para concessão do visto de entrada nos Estados Unidos. A medida, que faz parte de um projeto-piloto, inclui ainda cidadãos chineses. Uma comissão do governo norte-americano terá 90 dias para apresentar a Obama o piloto com as regras de funcionamento da medida.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que já foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, viu a decisão como positiva, principalmente pelo fato de o ministério estar preparando uma visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, a convite de Obama. A visita deverá ocorrer nos próximos meses.

As entrevistas são parte do processo de concessão de vistos para os Estados Unidos. O interessado em viajar para o país deve preencher um formulário na internet e marcar a data da sua entrevista em uma representação diplomática dos Estados Unidos (embaixada ou consulados).

No ano passado, foram concedidos cerca de 1 milhão de vistos apenas no Brasil, com aumento de 51% em comparação ao ano anterior.

Edição: Lana Cristina