Geólogos realizam mapeamento de áreas de risco na região serrana do Rio

17/01/2012 - 12h27

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Uma equipe de 11 geólogos realiza desde o início do ano um mapeamento das áreas de alto e muito alto risco na região serrana no Rio de Janeiro. A prioridade dos especialistas do Serviço Geológico do Brasil, da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM), são os municípios de Nova Friburgo, Cantagalo, Cordeiro, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. Os dados devem estar concluídos em março e serão enviados à Defesa Civil e prefeituras envolvidas.  

De acordo com o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da companhia, Thales Sampaio, a ação foi determinada pela Casa Civil para atender à Defesa Civil Nacional. Ele explicou que, nessa primeira fase, a função do trabalho é indicar as áreas que apresentam risco de deslizamento e desmoronamento nas áreas mais críticas, mas que, em longo prazo, haverá um mapeamento completo de 251 municípios.

“Esse trabalho de agora é emergencial, mas ao longo dos próximos anos, faremos um mapeamento mais sistemático nesses municípios, separando as áreas que precisam ser detalhadas, as com risco alto e muito alto, médio e baixo e as áreas seguras”, explicou o diretor.

Thales informou ainda que o mesmo trabalho está sendo realizado em Minas Gerais por 14 geólogos e no Espírito Santo por 12 profissionais. No ano passado foram monitorados 28 municípios em todo o país onde não havia nenhum tipo de mapeamento a respeito de áreas de risco.

“A partir do ano que vem, com esses dados, a Defesa Civil poderá se preparar melhor para tomar medidas emergenciais após o alerta de temporais nessas áreas de alto risco.”

 

Edição: Lílian Beraldo