Economia desacelera na China e população das cidades supera a do campo

17/01/2012 - 8h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A economia da China cresceu 9,2% no último ano, um ritmo considerado mais lento do que o registrado em 2010.  Em 2009, a economia chinesa registrou 10,3% de crescimento. Nos últimos três meses de 2011, a China teve o crescimento mais lento dos últimos dois anos, com queda na demanda por exportações, provocada pelas turbulências na Europa e nos Estados Unidos.

O governo chinês também está enfrentando alto índice de inflação. As autoridades chinesas advertiram que nos próximos meses a economia do país seguirá em ritmo lento, acompanhando a desaceleração mundial.

Paralelamente, ocorre uma alteração de comportamento no país. Pela primeira vez na história recente da China, a população urbana ultrapassa a rural em números. O governo chinês informou hoje (17) que mais pessoas estão vivendo em cidades do que em áreas rurais.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas, 51% da população total do país - de 1,3 bilhão - estavam morando em zonas urbanas no fim de 2011 – um ponto percentual a mais do que no ano anterior.

A China é historicamente uma sociedade baseada no setor rural, mas nas últimas três décadas o rápido crescimento econômico e a industrialização levaram milhões de pessoas às cidades. Para especialistas, a  mudança gera tensões tanto na sociedade quanto no meio ambiente.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto