Governo vai adotar novas medidas de incentivo à indústria, diz ministro

16/01/2012 - 18h21

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alessandro Teixeira, disse hoje (16) que o governo vai adotar novos incentivos a indústria nacional. Segundo ele, o governo quer garantir que o setor no mínimo mantenha o desempenho alcançado no ano passado.

“Nós teremos medidas que vão auxiliar a defesa da indústria, medidas que vão fortalecer a produção local e também em relação ao crédito, que é muito importante para a indústria, especialmente em um ano em que a liquidez internacional está cada vez mais reduzida”, disse ao participar da abertura da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro (Couromoda).

O evento, que ocorre na capital paulista até quinta-feira (19) é anunciado como o maior da América Latina no ramo. Estão reunidas no Pavilhão do Anhembi cerca de mil empresas de 13 estados brasileiros.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, cobrou mais rigor no combate ao dumping praticado principalmente por empresas chinesas. Ele ressaltou que o setor calçadista tem uma extensa cadeia produtiva que vai desde a produção das matérias-primas a montagem do produto final. “Essas coisas não podem ser destruídas de uma hora para outra por uma concorrência desleal”.]

Edição: Rivadavia Severo