Campos recebe hospital de campanha para atender vítimas das enchentes na região

13/01/2012 - 18h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O distrito de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado, recebeu hoje (13) um hospital de campanha para atender as vítimas das enchentes na região atingida pelas águas do Rio Muriaé, segundo informou o secretário de Saúde do município, Paulo Hirano.

De acordo com o secretário, a nova estrutura fornecida pela Secretaria Estadual de Saúde vai substituir o ônibus volante, que funciona como um posto de atendimento médico para a população de Três Vendas e Cardoso Moreira.

“O atendimento não foi interrompido hora nenhuma. A gente vai continuar até que tudo seja instalado. Creio que em 48 horas toda a estrutura esteja pronta. Uma série de requisitos tem que ser cumpridos, para que a gente possa atender melhor toda a população, não só de Três Vendas, mas também a região de Outeiro, que pertence ao município de Cardoso Moreira”, disse.

Paulo Hirano destaca ainda, que as 500 famílias que resistem em deixar suas casas estão sendo amparadas pela Defesa Civil e pelos assistentes sociais do município, que atuam na localidade levando água mineral, alimentos e medicamentos para os moradores. Segundo ele, toda a população atingida pela enchente foi vacinada contra hepatite A e tétano.

“Existe o risco de ser contaminado, quer seja pela leptospirose ou pela hepatite A. Eles são alertados todos os dias. Os assistentes sociais passam e tentam convencê-los. A gente não pode retirá-los a força de casa, mas a gente está pegando termos de responsabilidade, no qual se responsabilizam pela permanência em suas próprias casas”, ressaltou.

Ontem (12), a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, decretou estado de emergencial de saúde em Três Vendas, já que a previsão é de que nos próximos trinta dias o distrito ainda permaneça alagado.
No mesmo dia, o governo do estado instalou no município o gabinete de crise, que tem como objetivo integrar as ações da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio e das prefeituras das regiões atingidas pela chuva. O gabinete elabora ainda, o plano de assistência e apoio humanitário para ajudar na logística e encaminhamento de donativos e organização de abrigos para esses municípios.

 

Edição: Aécio Amado