Polícia Militar e Viva Rio firmam parceria na campanha do desarmamento

12/01/2012 - 17h38

Da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Militar (PM) do Estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (12) uma parceria com a organização não governamental (ONG) Viva Rio na Campanha Nacional de Desarmamento. Como resultado dessa ação conjunta, a PM passa a gerenciar o posto de entrega de armas da organização.

O comandante-geral da PM, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, disse que o estado do Rio ocupa o terceiro lugar no ranking do desarmamento, com 4 mil armas recolhidas desde o início da campanha, em maio do ano passado. Segundo ele, com a junção das polícias Civil, Federal e o Viva Rio, o estado pode chegar ao patamar do Rio Grande do Sul que recolheu 5 mil armas.

De acordo com o coordenador da mobilização da sociedade civil na Campanha Nacional de Desarmamento, Antônio Rangel Bandeira, a novidade da campanha é a destruição da arma na frente do doador. O objetivo é fazer com que não haja desvio, evitando que as armas parem nas mãos de criminosos e o dono do artefato tenha que responder por processos.

Para o coordenador de segurança humana da ONG Viva Rio, coronel Ubiratan Ângelo, a campanha mostra que grande parte das armas de fogo utilizadas nos crimes é de origem legal, compradas pelas pessoas com o propósito de se defender. "É a polícia que tem que ter esse monopólio.Arma é um instrumento para ataque e não para defesa. Naquele momento que o cidadão está utilizando a arma como instrumento de defesa, ele não está preparado".

Segundo o balanço da campanha até o final do ano passado, foram entregues 37 mil armas e 150 mil munições no Brasil. Do total de armas entregues, 90% eram ilegais.
 

Edição: Rivadavia Severo