Defesa Civil contabiliza mais de 12 mil desalojados e 3 mil desabrigados nas regiões norte e noroeste fluminense

11/01/2012 - 21h18

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os desabrigados e desalojados nas regiões norte e noroeste do estado vem subindo devido à cheia dos rios que nascem em Minas Gerais e cortam os municípios fluminenses, como é o caso dos rios Muriaé e Paraíba do Sul. Balanço da Secretaria Estadual de Defesa Civil divulgado agora à noite, as regiões norte noroeste do estado contabilizam 12.233 desalojados com 3.340 desabrigados, em 14 municípios.

O número de mortos subiu para 19, com as cinco vítimas da mesma família encontradas hoje à tarde (11) em Jamapará, distrito de Sapucaia. Eles tentaram se abrigar no Fusca da família, na madrugada do dia 9, quando forte chuva atingiu a região. O carro foi arrastado pela avalanche de pedras e terra e ficou sob os escombros. Sapucaia tem agora 18 mortos e Laje do Muriaé, um.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam com as buscas em Jamapará à procura de outras seis pessoas que estariam soterradas, com o desabamento de oito casas, de acordo com relato de parentes dos desaparecidos.

Segundo o relatório da Defesa Civil, o município com maior número de desabrigados e desalojados é Cardoso Moreira, na região norte, que contabiliza 4.004 pessoas desalojadas e 1.368 desabrigadas.

Em Campos dos Goytacazes, também na região norte fluminense, há 3884 desalojados em consequência da chuva, com 1028 desabrigados.

Edição: Lana Cristina