Polícia Militar do Rio prende 12 pessoas em operação contra o tráfico de drogas

09/01/2012 - 16h41

Da Agência Brasil

Brasília - A Polícia Militar do Rio prendeu na manhã de hoje (9) 12 pessoas em uma operação em 12 comunidades das zonas oeste e norte da cidade. A ação, que ainda está em andamento, tem o objetivo de reprimir o tráfico de drogas e apreender motos irregulares e material relacionado ao tráfico.

De acordo com a polícia, foram apreendidos 28 granadas, 97 caça-níqueis, 185 tabletes de maconha, 85 cápsulas de cocaína, 1.020 pedras de crack. Os policiais apreenderam ainda uma espingarda calibre 12 milímetros (mm), uma pistola de 9 mm, 106 munições de diversos calibres além de rádios, motocicletas e carros.

Ainda segundo a Polícia Militar, as operações ocorrem nas comunidades da Coreia, Vila Aliança, Vila Vintém e Favela do Antares, na zona oeste. Já na zona norte, os policiais atuam nos morros do Chapadão, Juramento, Jorge Turco, Faz-Quem-Quer e Vila do João.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que os moradores já haviam solicitado uma atuação da polícia nestas comunidades. Ele ressaltou que não é porque o estado implanta as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que a secretaria de segurança vai deixar de atuar em outras áreas necessitadas. "É uma área que a própria sociedade vem clamando muito em que a polícia atue. A polícia tinha algumas informações em que mereceram serem checadas".

Participam da operação 700 policiais militares de quatro Comandos de Policiamento de Área (CPA), além de soldados do Batalhão de Polícia de Choque (BP-Choque), do Batalhão de Ações com Cães e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

 

Edição: Rivadavia Severo