Ministro da Integração marca reunião com assessores para avaliar impactos da chuva

07/01/2012 - 14h14

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, marcou para amanhã (8) uma reunião com toda a equipe técnica e assessores para fazer um balanço dos estragos causados pela chuva no Sudeste do país. O ministro também se prepara para uma conversa com a presidenta Dilma Rousseff na segunda-feira (9).

As reuniões ocorrem no momento em que a oposição acusa Bezerra Coelho de favorecer o PSB, seu partido, e o estado de Pernambuco, onde construiu a carreira política. Para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, não houve irregularidades na destinação de créditos extraordinários para investimentos na construção de barragens em Pernambuco.

Em 2010, Pernambuco e Alagoas foram atingidos por enchentes que deixaram 46 mortos e mais de 98 mil pessoas desalojadas. Segundo Miriam Belchior, após as ações de socorro imediato às famílias atingidas, o governo pediu um estudo sobre a importância das obras para evitar que a tragédia se repetisse.

O PPS, partido de oposição, solicitou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que convoque a Comissão Representativa do Congresso (formada por 25 senadores e deputados que ficam de plantão até o final do recesso legislativo no dia 1ª de fevereiro) para pedir explicações ao ministro da Integração. Sarney chega a Brasília na segunda-feira, quando deverá decidir o assunto.

O governo do estado apontou a necessidade da construção de barragens, mas não apresentou os projetos a tempo de incluir os investimentos no Orçamento de 2011. Há ainda uma previsão de que amanhã a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, reúna-se com Dilma Rousseff.

Edição: Talita Cavalcante