Sarney só vai analisar na próxima semana pedido para ouvir ministro sobre verbas de prevenção aos impactos das chuvas

06/01/2012 - 17h13

Ivan Richard*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que acumula também o comando da Comissão Representativa do Congresso, retorna do Maranhão para Brasília na próxima semana, segundo sua assessoria. Por enquanto, de acordo com os assessores, não há definição por parte de Sarney sobre o pedido do PPS para convocar a Comissão Representativa para ouvir o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobre os repasses para a prevenção dos impactos da chuva e das enchentes no país.

Na última quarta-feira (4), o PPS protocolou requerimento no colegiado para que o ministro forneça explicações sobre a distribuição de recursos da pasta para a prevenção de enchentes. Para que o pedido seja aceito, é necessário convocar a Comissão Representativa do Congresso para discutir o assunto.

De 23 de dezembro a 1º de fevereiro, a Comissão Representativa do Congresso – formada por oito senadores e 17 deputados – estará de plantão. Os parlamentares que a compõem foram indicados pelas lideranças partidárias. As reuniões são convocadas pelo presidente. A comissão reúne-se com a presença mínima de três senadores e seis deputados para deliberar.

O PPS quer explicações de Bezerra Coelho sobre os repasses das verbas de prevenção a catástrofes. Também quer ouvir o ministro sobre as informações divulgadas pela imprensa segundo as quais ele privilegiou seu estado natal, Pernambuco. No ano passado, Sarney convocou uma reunião da comissão para discutir a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro.

*Colaborou Renata Giraldi

Edição: Lana Cristina