Corte de luz em Três Vendas é para forçar saída de moradores, diz secretário

06/01/2012 - 10h49

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio – O secretário da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, Henrique Oliveira, informou hoje (6) que a luz foi cortada na região de Três Vendas, no distrito de Campos, para forçar a saída de cerca de 500 famílias que se recusam a deixar o local. A região foi completamente alagada depois que um trecho da Rodovia BR-356, que serve como barragem para conter as águas do Rio Muriaé, se rompeu, criando uma cratera de aproximadamente 20 metros.

“Há previsão de mais chuva durante todo o verão e as estruturas das casas podem não aguentar. Vamos de casa em casa de barco, com assistentes sociais, tentar convencer as pessoas sobre os perigos de doenças como a dengue, a leptospirose e explicar que essa situação deve se manter durante muitos dias ainda”.

Durante todo o dia de hoje, a Secretaria da Defesa Civil realiza operação para tentar convencer as famílias a saírem do segundo andar de suas casas.

Ontem (6) bombeiros retiraram às pressas do local, em caminhões e barcos, cerca de 4 mil moradores e parte de seus objetos pessoais. As famílias retiradas se encontram temporariamente em duas escolas municipais.
"O trecho destruído da estrada só poderá ser reconstruído depois que o rio baixar. Por isso, é difícil ter uma previsão de quanto tempo vai levar para os moradores poderem voltar às suas casas”, disse o secretário.

Ele lembrou que em 2007, o Rio Muriaé já havia destruído parte da BR-356 e alagado Três Vendas. Os moradores ficaram quatro meses com suas casas sob as águas e perderam tudo. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fez os reparos em 2008.

Segundo a Defesa Civil estadual, mais de 37 mil moradores das regiões norte e noroeste tiveram que sair de suas casas por conta da chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de chuvas fortes no estado do Rio, sobretudo nas regiões serranas, norte e noroeste.

Edição: Graça Adjuto