Governo federal libera mais recursos para municípios combaterem a dengue

04/01/2012 - 16h57

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal ampliou o repasse de recursos para projetos de combate e prevenção da dengue. Receberão verbas 20% acima do previsto no Teto de Vigilância e Promoção à Saúde 1.159 municípios. No total, o governo destinará R$ 92 milhões do Fundo Nacional de Saúde para esses municípios e o Distrito Federal mediante assinatura de um termo de comprometimento. Os prefeitos, em contrapartida, ficam encarregados de aumentar a vigilância e a prevenção ao mosquito transmissor, melhorar as notificações e a estrutura de atendimento aos pacientes que apresentarem os sintomas da doença.

O motivo do aumento de recursos é a preocupação do governo com a evolução dos casos de dengue no país durante o verão – período mais propício para a proliferação do mosquito transmissor. Apesar disso, dados do Ministério da Saúde garantem que de janeiro a novembro de 2011 houve redução de 25% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na região Centro-Oeste, segundo informações do ministério, a diminuição no número de pacientes diagnosticados chegou a 77%.

Os estados que mais têm municípios incluídos na lista dos que receberão recursos acima do teto são das regiões Nordeste e Sudeste, além do Pará.
 

Edição: Rivadavia Severo