Bueiros explodem em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

04/01/2012 - 23h12

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Três bueiros da concessionária de energia elétrica Light explodiram na tarde de hoje (4) na Avenida Erasmo Braga, em frente ao Tribunal de Justiça, no Castelo. De acordo com os bombeiros do Quartel Central, uma mulher foi atingida levemente nos braços, devido ao calor liberado com a explosão, mas não chegou a procurar socorro médico. A explosão de um dos bueiros danificou um carro estacionado no local.

A prefeitura do Rio vem fazendo desde agosto do ano passado vistoria nos bueiros da cidade, com a finalidade de acabar ou reduzir ao máximo as ocorrências de explosões de bueiros que assustaram a população em 2011. Até agora, já foram realizadas 33.111 vistorias e encontrados 272 bueiros com alto risco de explosão.

A Companhia Estadual de Gás (CEG) informou, por meio de nota, que fez testes nos bueiros com técnicos da Agência Reguladora de Energia Elétrica e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e não ficou constatada a presença de gás metano, um dos componentes do gás natural, nas três caixas de energia elétrica onde ocorreram as explosões de hoje. A Light também acionou a Polícia Técnica para fazer uma perícia no local.

O protocolo de emergência foi acionado, com a comunicação imediata ao Centro de Operações Rio e as concessionárias Light e GEG. Os bueiros foram isolados e sinalizados para reparo imediato. Na inspeção desta madrugada foram identificados quatro bueiros com alto risco de explosão, sendo três na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, zona norte; e um na Avenida Presidente Vargas, no centro.

 

Edição: Aécio Amado