Tribunal do Cairo começa amanhã fase de alegações do julgamento do ex-presidente Hosni Mubarak

02/01/2012 - 16h13

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil*

Brasília – O Tribunal do Cairo, onde o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está sendo julgado, decidiu hoje (2) começar a ouvir as alegações da acusação e da defesa, considerado o último passo antes da sentença, a partir de amanhã (3). Na audiência de hoje, Mubarak, de 83 anos, chegou de maca.

Segundo um dos advogados de acusação, com a audiência de hoje foi encerrada a fase de apresentação de provas e de testemunhos, iniciando a partir de agora a fase em que as partes fazem suas alegações. Amanhã, deve começar a primeira sessão de alegações do Ministério Público e as audiências prosseguem por três dias consecutivos.

Mubarak renunciou ao poder em 11 de fevereiro de 2011, após 18 dias de protestos nas ruas do país para a sua saída. Ele tentou conter as manifestações com forte repressão, o que resultou na morte de centenas de manifestantes. Além das mortes, o ex-ditador também é acusado de corrupção, junto com os filhos Alaa e Gamal. O antigo ministro do Interior, Habib el-Adli, e seis conselheiros também estão sendo julgados.  

O ex-presidente está detido preventivamente em um hospital militar nas imediações do Cairo devido a problemas cardíacos e seu julgamento teve início em 3 de agosto de 2011. Ao sair hoje do tribunal, Mubarak foi levado de ambulância até um helicóptero que o levou de volta ao hospital.

*Com informações da agência de notícias Lusa

Edição: Lana Cristina