Defesa Civil alerta municípios mineiros para possibilidade de temporais hoje

24/12/2011 - 12h01

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - Já bastante castigados pelas chuvas dos últimos dois meses, os moradores de Minas Gerais devem se precaver contra a ocorrência de temporais neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil Estadual, a elevação das temperaturas registradas nos últimos dias favorecem a ocorrência de chuvas fortes a partir de hoje (24), especialmente nos municípios do sul e oeste do estado. A temperatura máxima para hoje chega a 36ºC.

Além disso, uma frente fria deve atingir parte da Região Sudeste do país ainda neste fim de semana, provocando temporais localizados no estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas regiões sul e oeste do estado e no Triângulo Mineiro pode, inclusive, haver queda de granizo até a meia-noite de hoje.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, 82 municípios foram afetados pelas chuvas que atingem o estado desde outubro. Ao todo, 26 cidades mineiras decretaram situação de emergência. As duas últimas, Braúnas, na região do Rio Doce, e Pará de Minas, na região central do Estado, devido a enchentes e enxurradas causadas pelas chuvas dos últimos dias.

A Defesa Civil calcula que, até o momento, 61.731 mil pessoas foram afetadas em todo o estado. Além de dois mortos, as chuvas deixaram 27 pessoas feridas. Os óbitos ocorreram nas cidades de Reduto e Governador Valadares. Ao menos 7.240 mil estão desalojadas e 256, desabrigadas. Mais de 1,8 mil casas foram danificadas e 66, destruídas.

A orientação da Defesa Civil é a de que todas as pessoas estejam atentas a qualquer sinal de perigo, como deslizamento de terra, mesmo que em pequena quantidade; à queda de árvores; trincas ou rachaduras em paredes; ao rebaixamento de pisos; ao volume excessivo de água em terrenos sem cobertura vegetal. A atenção precisa ser redobrada à noite.

Edição: Talita Cavalcante