Ação da Cidadania começa a distribuir brinquedos a crianças carentes do Rio

23/12/2011 - 13h58

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 500 lideranças comunitárias da organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania começaram a distribuir hoje (23) os brinquedos arrecadados durante quase dois meses da Campanha Natal sem Fome dos Sonhos. Durante a mobilização, que vai até amanhã (24), crianças de 470 comunidades carentes de 20 municípios do Rio vão receber um total de 60 mil brinquedos.

Criada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), como Natal sem Fome, a campanha foi  rebatizada em 2006.

Na edição deste ano, além das doações populares em postos de coleta instalados em diversos pontos do Rio, empresas, associações e órgãos governamentais também contribuíram e destinaram itens à iniciativa. A Receita Federal, por exemplo, doou 18 mil brinquedos que foram apreendidos por entrada irregular no país.

Na Creche Mão Amiga, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, cerca de 2 mil meninos e meninas do bairro Vila Tiradentes receberam bonecas, bolas, caminhões, bambolês, entre outros. A pequena Maísa, de 3 anos, abriu um sorriso assim que entrou na sede da instituição e viu os brinquedos enfileirados sobre mesas antigas, usadas o ano todo nas atividades pedagógicas desenvolvidas no local.

Para a avó da menina, Jurema Rosemeri, não há presente maior nesta ou em qualquer época do que ver a alegria de uma criança. E segundo ela, o que não faltaram por ali foram sorrisos.

“Elas saem daqui muito felizes. A nossa comunidade é carente e precisa de muitas coisas. Ficamos emocionados em ver momentos assim para as nossas crianças”, disse.

Thalisson Nazaré tem 12 anos e já não acredita em Papai Noel. Mesmo assim, fez questão de chegar cedo para buscar seu presente e deu um abraço na Mamãe Noel, que recebia as crianças e reforçava o trabalho das voluntárias na entrega dos itens.

“Foi bom, cheguei cedo e ganhei dois presentes: um dominó e um quebra-cabeça. Vou brincar hoje mesmo com meus amigos”, comemorou.

Segundo o responsável pela ONG, Luiz dos Santos, para funcionar, a instituição conta com doações e parcerias com empresas e a prefeitura. Na creche que funciona no espaço da organização, são atendidas 40 crianças de 1 a 5 anos. Além disso, são promovidas ações de saúde, de conscientização ambiental e esportiva, além de aulas de música, por meio do projeto Partitura Social, que já montou uma orquestra diversificada com as 80 crianças integrantes da iniciativa.

De acordo com Santos, o maior sonho de quem trabalha na instituição é ver as crianças que moram na localidade transformarem sua condição social. “Tudo o que a gente quer é que elas aprendam, cresçam, trabalhem e tenham uma vida melhor”, concluiu.

Edição: Graça Adjuto