Com aposentados e servidores no plenário, relator inicia leitura de parecer sobre Orçamento

22/12/2011 - 12h41

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) iniciou há pouco a leitura do seu parecer sobre o Projeto de Lei do Orçamento da União para 2012, que deverá ser votado hoje (22) na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional para, em seguida, ser apreciado pelo plenário em sessão conjunta das duas casas do Legislativo.

O plenário da comissão está repleto de representantes de servidores do Judiciário e do Ministério Público da União e de aposentados, que aguardam a votação do parecer, para saber se terão reajustes em seus proventos no ano que vem. Como o relator não incluiu previsão de recursos com essa finalidade, só com a aprovação de emendas ao relatório isso poderá ocorrer, o que depende de acordos entre os partidos governistas e de oposição, o que ainda não ocorreu.

O líder do PDT na Câmara, deputado Paulo Pereira da Silva, afirmou antes da leitura do relatório por Chinaglia, que as negociações com representantes do governo nas últimas horas não evoluíram e “ou o governo negocia hoje à tarde ou o Orçamento não será votado hoje”.

Para o deputado, que é presidente licenciado da Força Sindical, a presidenta deveria voltar a Brasília a fim de negociar diretamente com as categorias envolvidas na discussão. Dilma está hoje em São Paulo, onde participa do Natal dos catadores de lixo reciclável.

Edição: Talita Cavalcante