Cidades gaúchas decretam estado de emergência por causa das chuvas

15/12/2011 - 20h11

Da Agência Brasil

Brasília - Os municípios de São Jerônimo e Fazenda Vilanova decretaram estado de emergência nesta quinta (15), depois dos estragos provocados pelas chuvas na noite de ontem. O município de Triunfo, também atingido pelas chuvas, reúne dados para confirmar o estado de emergência.

Foram danificadas 4.214 edificações em São Jerônimo e Fazenda Vilanova e 16.535 afetadas, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. 

Em Caxias do Sul, segunda maior população do Rio Grande do Sul, 100 famílias tiveram a produção hortigranjeira prejudicada. O casal Valdir e Marisa Andreola perdeu a produção de uvas, caqui, ameixa, feijão e milho e tiveram a casa alagada. “Tínhamos plantado para colher em janeiro, fevereiro e março. Em trinta minutos de chuva, perdemos tudo o que foi cultivado”, disse Valdir.

Em Triunfo, as lavouras de milho, melancia e arroz sofreram danos e 800 casas foram afetadas. A previsão do tempo para amanhã no Rio Grande do Sul é de chuvas moderadas a fortes com trovoadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Edição: Rivadavia Severo