Principal candidata a capital do estado do Tapajós, Santarém amanhece de luto

12/12/2011 - 12h57

Da Agência Brasil*

 

Santarém (PA) – A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu hoje (12) decretar luto oficial de um dia na cidade, após o anúncio do resultado do plebiscito que manteve o estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital do estado do Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão.

As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas.

Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, “as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel”.

“Foi muito forte, durante a campanha, [a ideia de] que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram ‘sim’, esse argumento foi desmentido. A capital [Belém] não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo”, defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, neste momento, uma moção de repúdio ao estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. “Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo ‘não’. Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo”, disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje (12) com o intuito de avaliar o resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem (11), os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.

 

*Colaborou Karine Melo, da TV Brasil   //    Edição: Lílian Beraldo