Polícia francesa treina policiais militares do Rio para ações em grandes eventos

12/12/2011 - 18h07

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Cerca de 80 homens da Polícia Militar do Rio de Janeiro foram capacitados durante duas semanas pela Polícia Nacional da França com objetivo de melhorar a segurança do durante grandes eventos, como a Conferência Rio+20, em 2012, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Participaram do treinamento policiais dos batalhões de Choque, de Operações Policiais Especiais (Bope), de Ações com Cães e do Regimento de Polícia Montada.

Eles receberam treinamentos específicos em controle de tumultos, segurança em estádios e manutenção da ordem pública. A tropa aprendeu também técnicas para agilizar o atendimento médico de emergência às vítimas e aos policiais feridos.

De acordo com o relações públicas do Batalhão de Choque, tenente Alexandre Lima Ramos, disse que as atividades desenvolvidas no intercâmbio simulavam situações de extremo. “Na última sexta feira [9] houve uma demonstração de tudo o que foi passado no intercâmbio nos dias anteriores. Aquilo foi uma apresentação final onde nós simulávamos uma manifestação que perdia a sua finalidade de manifestação e passava por uma situação de desordem, caos instaurado a partir de elementos marginais que tentavam depredar o patrimônio público, obstruir vias e destruir o patrimônio privado”, disse.

Segundo Ramos, em 2012 esses policiais vão atuar nos estádios durante os campeonatos Carioca e Brasileiro. Segundo ele, a experiência que os agentes franceses passaram durante o treinamento será colocada em prática, e o que for aplicável e viável à atividade do policial militar será desenvolvido em grandes eventos.

 

Edição: Aécio Amado