No Sul do Japão, água radioativa vaza de usina nuclear

10/12/2011 - 12h06

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Cerca de 2 toneladas de água radioativa vazaram da Usina Nuclear Genkai, no Sul do Japão. As informações foram confirmadas pelas autoridades do país. A agência japonesa de segurança nuclear informou ainda que a água radioativa vazou de uma bomba, mas foi contida dentro da usina.

Não há informações de que a água tenha atingindo áreas externas ao redor da usina. As preocupações sobre a segurança no setor de energia nuclear aumentaram no Japão desde os acidentes radioativos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país.

Depois um terremoto e um tsunami, em 11 de março deste ano, os reatores da usina de Fukushima foram danificados e houve explosões e vazamentos nucleares no local. As autoridades japonesas reduziram em 85% as atividades da usina e esvaziaram nove cidades ao redor da central.

Também foram suspensas a produção e a comercialização de legumes, frutas, verduras, carne, leite e derivados da região. As autoridades do Japão determinaram ainda a revisão dos planos de desenvolvimento e uso de energia nuclear no país.


*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade