Governo doa terrenos para ampliação de universidade e construção de moradias do Minha Casa, Minha Vida

08/12/2011 - 17h54

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal doou 450 mil metros quadrados de terrenos da União para a realização de projetos de políticas públicas em 15 municípios, de dez estados diferentes. As doações priorizaram áreas para construção de habitações populares do Programa Minha Casa, Minha Vida; regularização fundiária; instalação de unidades industriais e estação de tratamento de esgoto.

Os atos de cessão e doação foram assinados pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Segundo a ministra, o principal objetivo da iniciativa é “a utilização do patrimônio da União para desenvolvimento de políticas públicas no país”. É a segunda vez que a União doa terrenos para a implementação de políticas públicas. Em junho, foram doados 200 mil metros quadrados de terrenos da União para Minas Gerais e o Paraná.

Desta vez, no estado do Pará, o município de Altamira recebeu uma área de 42,4 mil metros quadrados. O espaço será destinado para a construção de laboratórios, prédios e quadras de esporte na Universidade Federal do Pará. “Queremos descentralizar o ensino universitário do país e promover o desenvolvimento da região”, destacou a ministra.

Em Candiota, no Rio Grande do Sul, as áreas doadas vão priorizar a construção de habitações do Minha Casa, Minha Vida. Cerca de 200 famílias serão beneficiadas com o empreendimento. No município de Uberlândia, em Minas Gerais, o imóvel doado, com cerca de 4 mil metros quadrados, será destinado ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente. Também foram beneficiados os estados do Amapá, da Bahia, do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e de Santa Catarina.

Edição: Lana Cristina