Projeto piloto de pré-pagamento de energia será implantado em comunidades isoladas do Pará

06/12/2011 - 18h15

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (6) a concessionária de energia Centrais Elétricas do Pará (Celpa) a implantar um projeto piloto de pré-pagamento do serviço público de energia elétrica. A medida vai beneficiar 220 unidades consumidoras de 11 comunidades isoladas do município Porto de Moz (PA), que serão atendidas por miniusinas de geração.

O sistema de pré-pagamento possibilita que o consumidor acompanhe a energia consumida e sinalize sobre a proximidade do fim do crédito de energia. O crédito de energia deverá ser informado pela Celpa na sede do Município de Porto de Moz ou nas próprias localidades.

A regulamentação da modalidade de pré-pagamento de energia no país, assim como já é adotado no serviço de telefonia, está sendo analisada pela Aneel. Segundo a agência reguladora, essa modalidade poderá proporcionar ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real.

A diretoria da Aneel também estabeleceu hoje os montantes de potência contratada e energia vinculada da Usina Hidrelétrica de Itaipu que serão comercializados em 2012 pela Eletrobras com as respectivas distribuidoras de energia elétrica dos subsistemas Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
 

Edição: Rivadavia Severo