Mantega diz que economia brasileira crescerá menos do que o previsto este ano

06/12/2011 - 12h31

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje (6) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil não chegará a 3,8% em 2011 como previa o governo. Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a economia brasileira não apresentou crescimento no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior.

Com esse resultado é difícil que tenhamos um crescimento de 3,8% como vínhamos projetando. Não só por causa do resultado do terceiro trimestre, mas porque o IBGE revisou o resultado dos dois primeiros trimestres do ano”, disse. “Esse resultado do PIB não muda as expectativas para 2012, quando teremos um crescimento maior. Vamos trabalhar para que haja um crescimento maior. O único instrumento que não mudará é a política fiscal", completou.

O crescimento do PIB no primeiro trimestre deste ano, que havia sido anunciado como 1,2%, foi revisado para 0,8%. Já o do segundo trimestre passou de 0,8% para 0,7%.

O ministro ressaltou que o governo tem o controle da situação e reiterou que o Brasil está em situação bem diferente dos outros países ante a crise econômica internacional. Segundo Mantega, enquanto os outros países têm uma série de dificuldades, como a queda no consumo interno, o Brasil pode enfrentar os problemas com instrumentos para estimular o crédito e o consumo, como os anunciados na semana passada.

Edição: Juliana Andrade