Governo da Itália antecipa reunião para discutir austeridade

04/12/2011 - 17h53

Da BBC Brasil

Brasília - Em uma reunião com o ministério hoje (4), que foi antecipada em 24 horas, o primeiro-ministro italiano Mario Conti apresentará as novas medidas de austeridade do governo.

Acredita-se que o premiê vai propor mais cortes de gastos, aumento de impostos e reformas no sistema de aposentadorias que fariam com que os italianos tenham que trabalhar por mais tempo.

A economia italiana tem sido alvo de dúvidas em todo o mundo. O governo da Itália está tendo que pagar juros altíssimos, semelhantes aos cobrados da Grécia, nos títulos emitidos pelo governo, um indício da falta de confiança dos mercados.

O pacote de Monti é uma tentativa de mostrar ao resto do mundo que a Itália está tentando voltar ao rigor fiscal, segundo o correspondente da BBC em Roma, Alan Johnston.

Amanhã (5), a chanceler alemã, Angela Merkel, vai se reunir com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, para definir propostas conjuntas de maior coordenação na zona do euro. A chanceler anunciou na última semana que quer coordenar as políticas fiscais no bloco, uma ideia que ainda sofre resistências em outros países.

Líderes europeus temem que o bloco está começando a se dividir devido à crise da dívida pública. Na próxima quinta-feira (8), eles vão se reunir em Bruxelas para tentar acordar um pacote amplo de resgate do euro.

Monti, que já foi comissário da União Europeia, disse que não há margem para erros na cúpula, e que os mercados financeiros punirão qualquer inércia dos governantes.