Lafepe vai produzir medicamento contra a doença de Chagas para paciente infantil

02/12/2011 - 20h06

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), único fabricante mundial do remédio Benzonidazol, vai produzir comprimido contra a doença de Chagas específico para o paciente infantil. Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o novo medicamento vai ajudar a evitar a interrupção do tratamento pediátrico, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, os médicos fracionam o comprimido para adulto a fim de destiná-lo para o paciente infantil.

Dentro de 20 dias, o Lafepe também vai retomar a produção do Benzonidazol, interrompida em outubro por falta do princípio ativo usado na sua fabricação. Segundo o Ministério da Saúde, o laboratório privado Nortec, único fabricante do princípio ativo no país, entregou 338 quilos da matéria-prima, esta semana ao Lafepe. A quantidade é suficiente para a fabricação de 4,6 milhões de comprimidos ainda este mês. Ela será exportada para a Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina, o Paraguai e Uruguai.

Desde 2008, o laboratório público usava o estoque de matéria-prima deixado pela empresa Roche, que parou de fabricar o comprimido por não ser lucrativo e transferiu ao governo brasileiro os direitos de produção do remédio. Com o fim do estoque, o governo fechou um acordo com o Nortec em maio deste ano. Mas, antes que o fornecimento começasse, a produção acabou sendo interrompida.

O Ministério da Saúde garante que a interrupção não causou desabastecimento a outros países. No entanto, a organização humanitária internacional Médicos sem Fronteiras, uma das responsáveis pela distribuição mundial do remédio, alegou que houve suspensão de novos diagnósticos no Paraguai e da implantação de novos projetos na Bolívia.

 

Edição: Aécio Amado